[PO] Pedro Osório participa do I Encontro de Nutricionistas do RS no âmbito do PNAE.
O município de Pedro Osório, representado pela nutricionista Talitha Gayer Ferro e a nutricionista Cynthia Munhoz dos Anjos Leal – Faculdade de Nutrição-UFPel, esteve presente no I ENCONTRO DE NUTRICIONISTAS DO RS NO ÂMBITO DO PNAE, ocorrido na última sexta-feira (11). Foram apresentados dois projetos em destaque no município: “Oficina de Nutrição e Culinária no Ambiente Escolar” em forma de banner e “Incentivo à Agricultura Familiar Local” apresentado oralmente.
Com relação à Agricultura Familiar Local, foi apresentado além de todo o planejamento e fotos, o percentual de investimento na Agricultura Familiar, dos recursos repassados pelo FNDE para o Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE. No ano de 2011, foram investidos 69,39% e havia um agricultor local; em 2012, foram investidos 87,8%; e em 2013, até o presente momento, 97,74%, atualmente com seis agricultores locais. Os produtos locais fornecidos são: couve, tempero verde, chuchu, manjerona, alho, espinafre, hortelã, alface, abóbora, repolho e feijão.
Com isso, estamos valorizando a agricultura familiar local e regional, incentivando cada vez mais nossos produtores, com os seguintes objetivos: aquisição de alimentos da agricultura familiar visando o abastecimento da rede escolar; valorização do agricultor familiar local; controle ou exclusão dos agrotóxicos; regularização da documentação; mapeamento dos produtores; economia local; redução do tempo entre plantio e ingestão; aproximação do produtor e consumidor final; aumentar a permanência de jovens no campo; declarou a Nutricionista, Talitha Ferro.
Cabe destacar que todo o trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação-Setor de Alimentação Escolar, EMATER/RS – Ascar e Secretaria Municipal da Agricultura, desde 2011. Com toda parceria, é dado o apoio a COOMELPO (Cooperativa do Mel do Município de Pedro Osório) e está previsto para o ano de 2014, o fornecimento de diversos cortes de carne de ovelha, mel, ovos e uma maior variedade de vegetais.
Com relação ao projeto “Oficina de Nutrição e Culinária no Ambiente Escolar”, um projeto de educação nutricional realizado nas escolas, foi apresentado um banner sobre o mesmo, com objetivos, histórico, locais de realização, metodologia e resultados. Também foram expostas diversas fotos do andamento do projeto, materiais utilizados na execução e o Livro “Aprendendo Sobre Nutrição” da nutricionista Mayra Pacheco, considerado um guia para o desenvolvimento das atividades. A nutricionista Lislei Bastos, Coordenadora da Alimentação Escolar do município de Esteio, foi presenteada com materiais utilizados nas atividades (caixa do alimento oculto e óculos para vendar os olhos) com o objetivo de expandir os bons exemplos, com troca de experiências, o qual era o objetivo do Evento.
O município foi muito parabenizado através de suas representantes, um dia de muita discussão e troca de experiências sobre a Alimentação Escolar.
Com informações de Paula Pons Madruga.