[AG] Prefeito cumpre pauta importante em Porto Alegre.
Além de participar de reunião na secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEINFRA), em audiência com o secretário João Victor Domingues, onde tratou de obras de infraestrutura de melhorias no contorno norte do município, o prefeito Luis Henrique Pereira e o secretário municipal de Governo, Rafael Furtado, cumpriu outras agendas, confira:
Na secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) – apresentou pleito no sentido de que sejam construídos poços artesianos nas pequenas propriedades do interior e na escola Dona Margarida.
Manteve audiência, ainda, com a Deputada Mirim Marroni, onde tratou sobre a situação da balsa em Santa Isabel. Conforme a parlamentar – e isso se comprovou em reunião na Superintendência de Portos e Hidrovias – o processo que define a liberação da travessia do São Gonçalo está em fase de conclusão, dependendo somente da assinatura do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – pelo Governador.
O prefeito e a deputada Miriam trataram sobre a possibilidade de ser implantado em Arroio Grande uma extensão da Universidade Federal. Para isso foi solicitado o levantamento do número de estudantes que atualmente deslocam-se para outros municípios em busca de formação superior.
Luis Henrique solicitou o apoio para Cursos do PRONATEC, diante das demandas em setores como eletricista, encanador, entre outros.
Outro encontro importante aconteceu com o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, tratando de assuntos burocráticos e buscando informações de interesses comuns.
Na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, o prefeito protocolou documentação a respeito da devolução de recursos municipais pela não prestação de contas e irregularidades da Administração passada, referente ao Programa EMANCIPAR, no bairro BGV.
A preocupante situação do município junto ao CADIN, por falta de prestação de contas da Administração passada também em programas ligados a Secretaria Municipal de Agricultura, de 2008 até 2012, o prefeito Luis Henrique conversou com o chefe de gabinete do Secretário da SDR, Inácio Benincá. O exemplo do que aconteceu com o programa EMANCIPAR, quando a prefeitura foi obrigada a devolver o equivalente a R$ 17 mil, poderá se repetir em relação no setor da agricultura.
-“Não temos saída. O município devolve tais recursos ou fica inviabilizado de receber verbas estadual e federal. A irresponsabilidade da gestão anterior está se refletindo diretamente agora”, explicou o prefeito.
Conforme Luis Henrique, todos os esforços estão sendo feitos, tanto jurídico como administrativamente, para que os cofres públicos não sofram mais esta baixa, entretanto, o Governo Municipal sabe que é uma situação bastante delicada, principalmente, pela falta de documentação que referentes a tais programas que nunca tiveram suas prestações de contas apresentadas.
IMPRENSA – ARROIO GRANDE