[AG] Prédio Histórico: Executivo Municipal está fazendo sua parte.

DSC09992Para refrescar a memória dos “ilustres críticos de plantão” é bom que se diga que o atual Governo Municipal merece todo o aplauso e os méritos pela iniciativa de ter desapropriado o prédio onde funcionou a Primeira Câmara Municipal de Arroio Grande para sua restauração. É muito fácil fazer caridade com o chapéu dos outros, principalmente na aldeia aonde, além de água encanada (potável) e luz, a internet também chegou.

A restauração do Prédio Histórico só vai se tornar realidade se deixarem de lado a velha e inútil politicagem e somarem forças com o Poder Público Municipal. Recentemente foi promovida uma reunião com o Ministério Público, Executivo Municipal e Grupo Defensores do Patrimônio Público – reunião amplamente divulgada na imprensa local – onde ficou decidido que a segunda etapa do processo para restauração do local seria a busca de recursos nas esferas estadual ou federal, já que o município não teria como arcar com as despesas da obra. Além disso, o trabalho a ser realizado será através de uma empresa especializada, fato que implicará, também, licitação e respeito aos tramites legais, ou seja, tempo ainda maior.
Então, é lamentável ver nas redes sociais manifestações injustas em relação ao trabalho que a atual Administração Municipal está fazendo em relação ao prédio histórico. Além de ter desapropriado o imóvel, foram tomadas as primeiras providências como limpeza do prédio, retirada da vegetação e do madeiramento que comprometiam a estrutura do que ainda resta.
O que chama a atenção é que na história recente do município não se tem notícia de nenhuma ação do Poder Público no sentido de desapropriar algum imóvel com objetivo de preservação cultural. Que bom que isso está mudando em Arroio Grande, afinal de contas, são mais de 140 anos de história da Terra de Mauá.

Na segunda-feira, a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Tiane Campos, acompanhada do funcionário Maichel, recebeu a doação de telhas de um antigo prédio particular que será demolido. As telhas serão utilizadas para a cobertura do Prédio Histórico.

Imprensa – Prefeitura Municipal de Arroio Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *