Cidade de Herval é exemplo em obras de açudagem.

Na sexta-feira, 06, o Prefeito Rubem Wilhelnsen esteve no gabinete do Prefeito de Cerrito, Douglas Silveira, acompanhado pelo secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Valmir Miliorança e pelo chefe de escritório da Emater, Charles de Pauli, junto a outras autoridades e lideranças da região, com o objetivo de avaliar o andamento das obras que prevem a construção de dez açudes no município.

Herval foi o pioneiro no estado, sendo o piloto da construção de 14 açudes no município, tendo iniciado suas obras em janeiro/18. O programa é executado pelo Consórcio Azonasul, gerido pelos municípios com apoio da SDR e EMATER, teve inicio em Herval que por sua organização e agilidade com os projetos foi escolhido como piloto, agora continua sua rota estando em Cerrito. Participam deste projeto os municípios de Herval, Pedro Osório, Cerrito, Arroio Grande, Jaguarão, Pedras Altas e Pelotas.

Em apoio aos municípios, Herval tem acompanhando as reuniões e auxiliado com base em sua experiência para o bom funcionamento do projeto. Wilhelnsem explica que estas reuniões servem para avaliar os pontos positivos e negativos e troca de experiências.

– Sabemos todos que nossa região é sensível e vulnerável por conta dos períodos de estiagem, projetos como este vem para mobilizar e auxiliar ainda mais no desenvolvimento agropecuário, argumenta Wilhelnsen.

Após o encontro as autoridades e lideranças fizeram visitas ao interior do município de Cerrito, nas propriedades onde os açudes estão sendo construídos. O programa que teve inicio no ano de 2018 tem como objetivo principal chegar as pequenas propriedades oferecendo condições adequadas de irrigação e reserva de água, principalmente nos períodos de estiagem.

 

Exemplo de projeto de Açudagem – Herval/RS

Nesio Pereira

Volume de Terra movimentada: 3730M³

Volume de Água Armazenada: 10000M³

Potencial de Irrigação: 4,0 hectares

Horas Máquina trabalhadas: 48 horas

Consumo de Óleo Diesel : 816 Litros

Contrapartida do Produtor – Valor Total: 4.263,00

Fundo de Manutenção:R$ 1.440,00 – Consórcio

Valor Combustível: R$ 2.823,00

IMG_1874

#Projetos em Andamento

  • Através de apoio da SDR/EMATER o município de Herval, terminou na primeira semana de abril a construção de mais cinco açudes na localidade do Cerro Chato.
  • 240 horas maquinas já licitadas para construção de açudes nas localidades, Bamburral, Bolsão, Bote e Querência e Cerro Azul em torno de 10 açudes.

Cabe salientar que todos os projetos são discutidos, destinados e aprovados no Conselho Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento, ambos projetos financiados inteoramente pela SDR com apoio técnico da EMATER/ASCAR – Herval.

O Secretário Valmir (Cachaço) acrescenta que a secretaria está com mais de 80 projetos em andamento “Mais água e mais renda”, detalhes no decorrer dos acontecimentos dos projetos.

Assessoria de Imprensa – PMH – Fernanda de Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *