Clave de Sol #008 – ANGER! he smiles…

jimi-hendrix
Vai dizer que tu não fica todo descoordenado quando vê uma guitarra de canhoto?

Há pouco tempo atrás fiz um trabalho sobre esse cara na faculdade. Pra mim, ele foi o cara que revolucionou a guitarra e colocou em evidencia as guitarras da Fender. Estou falando de Jimi Hendrix.

James Marshall  Hendrix, mais conhecido com Jimi Hendrix, nasceu em Seattle em  1942.
Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey.

Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Ele  foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica.
Os equipamentos de Hendrix eram:

Amplificador Marshall Plexi 1959 de 100 Watts

Guitarras Stratocaster da Fender e Flying V da Gibson

e usava de efeitos Thomas Organ/Vox Wah-Wah, Roger Mayer Octavia, Dallas Arbiter Fuzz Face, Uni-Vox Uni-Vibe.

Infelizmente, em 18 de Setembro de 1970, Jimi Hendrix faleceu. Até hoje não se tem uma comprovação certa do que foi o falecimento dele. Jimi havia passado parte da noite anterior em uma festa, de onde seguiu juntamente com a sua namorada Monika Dannemann para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.
Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado sem que ela soubesse, na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Por anos Dannemann alegou publicamente que Hendrix ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância; seus comentários sobre aquela manhã, no entanto, foram frequentemente contraditórios, e variaram de entrevista para entrevista.Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, e que não apenas ele estava morto quando chegaram à cena, mas também estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo.
Jimi Hendrix lançou três álbuns de estúdio e um ao vivo, eles são:


      Estúdio 
 Are You Experienced (1967)
Axis: Bold as Love
 (1967)
Electric Ladyland (1968)

Ao vivo

Band of Gypsys (1970)

Teve também oito álbuns póstumos:

The Cry of Love (1971)
Rainbow Bridge (1971)
War Heroes (1972)
Loose Ends (1974)
Crash Landing (1975)
First Rays Of The New Rising Sun (1997)
Valleys of Neptune (2010)
People, Hell & Angels (2013)
Como eu sempre digo, se eu contar toda a história, eu vou precisar de muitas colunas. então, vou deixar o site oficial do Hendrix pra quem quer saber mais sobre a história dele e também sobre a história de sua morte que até hoje não se sabe o que é verdade e o que é mentira.
http://www.jimihendrix.com/us/home

E pra finalizar , vou deixar uma das minhas músicas favoritas desse “monstro” da guitarra que era o Hendrix.

Caso tenha alguma sugestão, favor opine! 🙂

Até mais!

Júnior Ebeling

http://www.youtube.com/watch?v=d81fdU8EP28

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *