Concurso da Guarda Municipal de Pelotas abre vagas para 80 novos agentes.

A Segurança Pública em Pelotas contará com o reforço de 80 novos guardas municipais com a abertura do concurso 173/2017 para a contratação de agentes. As inscrições para o processo seletivo estão abertas a partir desta sexta-feira (27) e seguem disponíveis no site da Legalle Concursos até 20 de novembro.

Atualmente, Pelotas conta com 217 oficiais, destes, 65 aptos a ações ostensivas. O diferencial do contingente a ser selecionado está no direcionamento de 100% desse efetivo para a repressão da violência. Antes do lançamento do Pacto Pelotas pela Paz, a GM já havia demonstrado o potencial para se unir às demais forças de segurança na cidade e, com o compromisso assumido nas Operações Integradas, o aumento de sua participação em intervenções no combate à criminalidade e à perturbação do sossego público se tornou essencial.

Ao contrário dos profissionais que ingressaram quando a GM foi criada em 9 de fevereiro de 1990 (cujo uso de arma de fogo é facultativo), os novos guardas deverão portar arma e estar habilitados ao trabalho repressivo. Originalmente a corporação tinha o caráter de proteção ao patrimônio público, mas com a aprovação da lei federal 13022/2014, a GM foi incumbida também da proteção municipal preventiva.

O secretário de Segurança, Aldo Bruno Ferreira, comemora a viabilização da primeira turma a ser incorporada com uma base sólida e treinamento em direitos humanos, técnicas e táticas de emprego policial.

“Diante da escassez do efetivo estadual, a Guarda ganhou um papel importante na segurança. É mais uma força a se somar na prevenção e repressão da violência nos bairros, Centro e no apoio a operações que irão atender a comunidade”, afirmou.

O processo seletivo envolve seis etapas, todas classificatórias e eliminatórias, entre elas, o Curso de Formação Básica que terá 600 horas aulas e preparará os novos agentes para atuarem na preservação da vida, na redução do sofrimento e diminuição das perdas,  no patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social da comunidade e uso progressivo da força.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *