[HER] Desfile Farroupilha é cancelado em Herval.

Ildo e patrão CTGNo dia 24 de agosto, autoridades do município estiveram reunidas para tratar os procedimentos a serem tomados em relação à doença do mormo, a qual foi diagnosticada no Rio Grande do Sul.
O prefeito Ildo Sallaberry, juntamente com o secretário de Agropecuária e Desenvolvimento, Fernando Silveira, com apoio da Promotoria de Herval, discutiram com o médico veterinário João Bosco Mesquita, responsável pela Inspetoria de Defesa Agropecuária, o patrão do CTG Minuano, Vinicius Gonçalves e o médico veterinário da Prefeitura, Robson Rivero, as questões que envolvem a movimentação de equinos nas comemorações alusivas à Semana Farroupilha.
Após os devidos esclarecimentos, ficou acordado que haverá a cavalgada em busca da Chama Crioula, com saída programada para o dia 09 de setembro, ao município de Cerrito, porém todos os cavalos que irão deverão cumprir rigorosamente os procedimentos exigidos pela Secretaria Estadual da Agricultura. Já o desfile a cavalo alusivo ao dia 20 de Setembro, ficou definido que não haverá em razão da dificuldade de controle sanitário no trânsito dos animais.
“Iremos realizar a cavalgada da Chama Crioula, as Rondas Crioulas no CTG Minuano e um Rodeio na arena, somente com montarias em bovinos”, informa Vinicius Gonçalves, patrão do CTG.

A doença – o mormo provoca problemas respiratórios nos equinos e pode ser transmitido para seres humanos, podendo levar à morte. A doença era considerada erradicada do Estado, até o aparecimento do primeiro caso em junho em Rolante, no Vale do Paranhana.

Foto: Prefeito Ildo ao tratar a programação Farroupilha com o patrão do CTG Minuano Vinicius Gonçalves

Nívea Bilhalva de Oliveira
Assessora de Imprensa
Prefeitura de Herval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *