Horário de Verão se inicia no próximo dia 16.

Em energia, a economia estimada pela CEEE Distribuição, que atende 1,6 milhão de clientes em 72 municípios da regiões Sul e Sudeste do RS, deve ser de até 0,7% - Foto: Guga Marques/ Ascom Grupo CEEE
Em energia, a economia estimada pela CEEE Distribuição, que atende 1,6 milhão de clientes em 72 municípios da regiões Sul e Sudeste do RS, deve ser de até 0,7% – Foto: Guga Marques/ Ascom Grupo CEEE

O Horário Brasileiro de Verão deste ano começa no domingo (16), quando os relógios devem ser adiantados em uma hora, à meia-noite do sábado (15). A medida visa aproveitar melhor a luz natural e, dessa forma, reduzir a demanda no horário de pico noturno do sistema de energia, que, na maioria do país, é registrada entre 18h e 21h.

O horário de verão terá a duração de 126 dias, encerrando-se à meia-noite de 19 de fevereiro de 2017. Além dos três estados do Sul, também terão horário de verão Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste; e Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, no Centro-oeste.

Conforme a projeção da área de transmissão do Grupo CEEE, a estimativa de economia para o Rio Grande do Sul na ponta máxima noturna do sistema deverá ser de 5,1%. Essa redução na demanda ocorre especialmente pelo desencontro, nesse período do dia, no uso das cargas industrial em relação à residencial e à iluminação pública.

Em energia, a economia estimada pela CEEE Distribuição, que atende 1,6 milhão de clientes em 72 municípios da regiões Sul e Sudeste do RS, deve ser de até 0,7%, o que representa o consumo de uma cidade com aproximadamente 40 mil habitantes. Comparativamente, essa é a necessidade de energia para abastecer um município do porte de Charqueadas, Dom Pedrito ou Torres pelo período de 126 dias.

A CEEE alerta que esses valores ainda são preliminares e serão, posteriormente, oficializados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que gerencia o sistema energético brasileiro. Na temporada passada, entre o fim de 2015 e o início de 2016, a adoção do horário de verão reduziu a demanda por eletricidade no país em 2,6 mil megawatts (MW), ou 4,5% do consumo médio.

Dicas de uso consciente de energia 

O segmento residencial é responsável por 34% do total da energia elétrica consumida pelos clientes da CEEE Distribuição. Com ou sem horário de verão, ter cuidado com o consumo consciente é uma atitude inteligente e que traz economia. Portanto, fique ligado nessas dicas.

Ar-condicionado 

Dimensione adequadamente o aparelho de ar-condicionado para o tamanho do ambiente; mantenha janelas e portas fechadas quando ele estiver ligado; limpe os filtros regularmente.

Chuveiro elétrico

Sempre que possível, ajuste a temperatura do aparelho para a posição de ‘verão’; não tente reaproveitar resistências queimadas; evite banhos demorados. 

Ferro elétrico

Acumule o máximo possível de roupas para passar; inicie sempre pelas que requerem temperaturas mais elevadas; reserve algumas peças leves para serem passadas com o ferro desligado, já que o aparelho permanecerá quente por certo período. 

Geladeiras e freezers

Não abra a porta por tempo prolongado; degele (limpeza) periodicamente; regule a temperatura, conforme a estação do ano; observe sempre as condições da borracha de vedação; não use a parte traseira da geladeira para secar roupas; instale o refrigerador e o freezer em áreas ventiladas e distantes da exposição do sol; nunca guarde alimentos e líquidos quentes dentro dos aparelhos. 

Iluminação 

Mantenha as janelas abertas para aproveitar a luz natural, use cores claras nas paredes; conserve as lâmpadas e luminárias sempre limpas; utilize lâmpadas compactas ou de LED, elas consomem menos energia, duram muito mais e têm, no mínimo, um ano de garantia; ao sair de um ambiente, apague a luz. 

Máquinas de lavar roupa, louça e secadoras
Utilize esses equipamentos na capacidade máxima indicada pelo fabricante; mantenha os filtros sempre limpos; use a dose de sabão especificada no manual, evitando repetir as operações de enxágue. 

Micro-ondas

Sempre que possível, efetue o descongelamento dos alimentos naturalmente; procure adequar a potência do aparelho à necessidade de aquecimento dos produtos; retire-o da tomada quando não estiver em uso; não obstrua a ventilação do equipamento. 

TV, som e computador

Evite manter os aparelhos ligados ao dormir ou quando ninguém estiver assistindo ou utilizando; equipamentos em modo de espera (stand by) também consomem energia: desligue-os da tomada e economize até 20%; use o recurso de economia de energia do seu computador.

Texto: Mara Medeiros/ Ascom Grupo CEEE
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *