[JAG] Sarau Poético Literário em homenagem a Eduardo Galeano será nesta sexta.

Sarau-GaleanoNesta sexta-feira (24) a partir das 19h será realizada mais uma edição do Sarau Poético-Literário. A atividade que acontece na Biblioteca Pública será em homenagem a Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio que , faleceu no dia 13 de abril deste ano, em Montevidéu, sua cidade natal.

De acordo com os organizadores a atividade contará com a participação do professor do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa,  Dr. Carlos Rizzon, que falará sobre a obra e a trajetória do escritor. Também serão realizadas rodadas de leitura de  textos e poesias, abertas a participação do público, bem como projeções de conteúdos audiovisuais, focados na obra de Galeano.

O Sarau Poético-Literário acontece mensalmente em Jaguarão, tem entrada gratuita e conta com a organização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação e Desporto e da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a SIC – Sociedade Independente Cultural.

Saiba mais:

Eduardo Galeano*

O jornalista e escritor Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 3 de setembro de 1940. Em sua cidade natal, foi chefe de redação do semanário Marcha e diretor do jornal Época. Fundou e dirigiu a revista Crisis, em Buenos Aires. A partir de 1973, esteve exilado na Argentina e na Espanha; no início de 1985, voltou ao Uruguai, residindo desde então em Montevidéu.

É autor de vários livros, traduzidos em mais de vinte países, e de uma vasta obra jornalística. Recebeu o prêmio Casa de Las Américas em 1975 e 1978, e o prêmio Aloa, promovido pelas casas editoras dinamarquesas, em 1993. A trilogia Memória do fogo foi premiada pelo Ministério da Cultura do Uruguai e recebeu o American Book Award (Washington University, EUA) em 1989. Em 1999, Galeano foi o primeiro autor homenageado com o prêmio à Liberdade Cultural, da Lannan Foundation (Novo México). É autor de De pernas pro arDias e noites de amor e de guerra, Futebol ao sol e à sombra, O livro dos abraços, Memória do fogo (que engloba Os nascimentos, As caras e as máscaras O século do vento), Mulheres, As palavras andantes, Vagamundo, As veias abertas da América Latina Os filhos dos dias.

*Fonte: http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout

Imprensa – Prefeitura Municipal de Jaguarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *