Operação Avante Zona Sul é lançada em Pelotas para combater o abigeato.

gd_20161021184524lancamento_avante_pelotasA Operação Avante passa a desenvolver ações na Região Sul do estado, a partir desta sexta-feira (21). O lançamento oficial ocorreu na Associação Rural de Pelotas e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, e do subcomandante da corporação, coronel Andreis Dal’Lago.

Os trabalhos ocorrerão até 31 de dezembro, inicialmente. Para a região, a ação da BM mobilizará cerca de 300 policiais militares e terá foco no combate ao abigeato, crimes em áreas de fronteira e divisa do estado. “O crime se movimenta. Por esse motivo, estamos ampliando esta ação, que já conta com o respaldo da sociedade”, disse o secretário. “Há uma semana, lançamos a Avante no Litoral Norte e hoje estamos aqui. Aquele que pretende lucrar com o crime precisa saber que estaremos onde ele estiver”, acrescentou.

Para Schirmer, a carne comercializada ilegalmente não representa apenas o prejuízo aos pecuaristas e à indústria. Representa, também, o fortalecimento da uma cadeia criminosa com ramificações em outras atividades ilícitas e uma série de prejuízos à saúde devido à falta da fiscalização adequada. “O combate ao abigeato não é uma ação apenas em defesa dos criadores de gado; é uma ação em defesa do Rio Grande”, afirmou.

Serão cobertos pela operação 87 municípios dos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva do Sul (CRPOs), Fronteira Oeste e Missões. O subcomandante da BM, coordenador da Operação Avante, salientou os resultados obtidos pelo CRPO Sul. “Há 10 meses este comando vem batendo as metas de produtividade. Com a intensificação das atividades, oriundas do aporte de R$ 800 mil em diárias e horas extras, poderemos ampliar ainda mais o escopo de atuação”, assegurou.

Curso

O lançamento da Avante Zona Sul marcou, também, a formatura dos 30 policiais na 1ª edição do Curso de Patrulhamento Rural e Combate ao Abigeato. A capacitação habilitou PMs, policiais rodoviários federais e três policiais uruguaios para a execução de ações estratégicas de polícia ostensiva, adotando uma integração com a comunidade local.

O subcomandante da BM destacou a atenção especial que a corporação tem dedicado aos crimes da Zona Rural desde o segundo semestre de 2015. “Em virtude do aumento do preço da carne, é possível perceber uma intensificação da atividade criminosa em torno do abigeato. Para melhor combater esse delito, estruturamos uma rede de capacitação, proporcionando o conhecimento específico necessário para os PMs desenvolverem as atividades”, enfatizou.

 

Texto: Claiton Silva/Ascom SSP
Edição: Denise Camargo/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *