[PEL] Mais de 500 quilos de carne são apreendidos em Pelotas.

ec8712e1f017439f241f11d0eec15fba
Foto: Vanderlei Porto

Na manhã desta sexta-feira (18/07/2014) foi realizada uma Ação da Secretaria de Segurança Pública do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas que visa controlar a entrada de carne clandestina na cidade, sua comercialização ilegal e armazenamento.

A Operação de combate ao abigeato e comercialização de carne clandestina foi realizada em seis bairros da cidade: Fragata, Centro, Três Vendas, Areal, balneários dos Prazeres (Barro Duro) Valverde e Santo Antônio. Pelo menos quatro estabelecimentos, entre churrascarias, açougues e restaurantes de cada bairro foram vistoriados durante a operação, em que foram apreendidos 588 quilos de carnes, entre salsichão e linguiças bovinas e suínas além de carne de rês.

Foram diversas as causas da apreensão: comercialização do produto sem a fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM); atraso de impostos, como o ICMS; falta de refrigeração e local adequado, além da falta de notas fiscais das carnes. Alguns estabelecimentos também foram notificados pela falta de alvarás, tendo assim cinco dias para regularizar a situação junto à Vigilância Sanitária.

Foram montadas quatro barreiras pela Brigada Militar para o controle de entrada e saída de veículos comerciais da cidade. As carnes apreendidas foram incineradas logo após a conclusão da operação. Estas ações serão realizadas com frequência nos bairros do Município. Na próxima semana deverá ser realizada uma reunião para avaliar a operação que foi feita nesta sexta-feira.

Fizeram parte da operação que foi articulada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM): Brigada Militar, Policia Civil, 3° Coordenadoria da Secretaria Estadual de Saúde; Secretaria Estadual da Fazenda; Secretaria Estadual da Agricultura; Secretaria da Receita Federal; Vigilância Sanitária do Município/SMS e Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU).

Imprensa – Prefeitura Municipal de Pelotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *