Prefeitura de Arroio Grande inaugura novo prédio da Vigilância em Saúde

Foi inaugurado na tarde da última terça-feira, 9 de outubro de 2018, o novo prédio que será a sede da Vigilância em Saúde em Arroio Grande.
Se trata de um prédio anexo ao Sindicato Rural de Arroio Grande, sito à rua Dr. Dionísio de Magalhães, 260.

A atual administração tratou de adequar o espaço, para que ele pudesse abrigar as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) e a Vigilância Ambiental em Saúde.
A Vigilância Sanitária é o órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destinado à proteção e promoção da saúde, cuja principal função é impedir que o cidadão seja exposto a riscos. Já, a Vigilância Epidemiológica, visa proporcionar o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores da saúde individual ou coletiva, visando recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle de doenças. A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) é um componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, como definido na Portaria GM/MS nº 3252 de dezembro de 2009, que visa a promoção da saúde e a redução da mortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processo produtivos.
A Vigilância em Saúde Ambiental é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

O Secretário de Saúde Gilson Lemos informou que o novo prédio irá proporcionar uma melhor adequação de espaço físico e dará mais autonomia às vigilâncias em saúde. Destacou ainda, que além da nova sede da Vigilância ser maior, com mais conforto para servidores e munícipes, tem um ambiente moderno, o que vai fazer com que os atendimentos sejam mais ágeis, e menos burocráticos.

O novo prédio vem integrar as Vigilâncias com o propósito de desenvolver a nova prática sanitária na gestão SUS, fomentando a intersetorialidade e a integração das atividades e dos sistemas de informação.

Em sua fala o Prefeito Henrique Pereira destacou a importância de se ter um espaço de fácil acesso que agilize na prestação de informações, enfatizou ainda que o primordial é a orientação afim de evitar as ações punitivas. “A humanização dos serviços públicos passa pela qualidade da estrutura de trabalho. Hoje os servidores têm um espaço salubre, para atender bem à comunidade, uma vez que as Vigilâncias em Saúde prestam um serviço essencial à sociedade”, analisou o Prefeito Henrique.

Assessoria de Imprensa – PMAG