Revolução Farroupilha inspira série de artista plástico arroio-grandense

O artista plástico Zé Darci, natural de Arroio Grande, está expondo até o dia 20 deste mês no Museu Barbosa Lessa, em Piratini. São 13 telas que representam momentos da Revolução Farroupilha e fases da vida de Anita e Giuseppe Garibaldi. A série também se inspira nos livros A casa das sete mulheres, de Letícia Wierzchowski, e A última carga dos lanceiros, de Tabajara Ruas.

Zé Darci levou dez anos para produzir as telas, em dimensões de 50 centímetros por 70 centímetros. Os feitos de Garibaldi foram os primeiros quadros pintados, a partir de 2008. Em 2010 nasceu a obra que aborda o massacre de Porongos e no ano passado o artista enfocou a morte e o enterro de Teixeira Nunes, comandante dos lanceiros negros.
O artista conta que em princípio não tinha ideia de produzir uma série, queria só pintar imagens lembrando o massacre de Porongos. Mas a partir de um convite do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS) para retratar sob o tema Garibaldi – Herói de dois mundos, as obras começaram a surgir.

Este convite do Daer era para um evento que ocorreu em Porto Alegre na Semana Farroupilha. “Fui muito cobrado pelo Movimento Negro do Rio Grande do Sul, pois faltávamos os lanceiros negros; expliquei que faria, pois além de faltar material, esse trabalho exige pesquisa e tempo”, conta sobre o motivo de ter dado sequência ao trabalho.
As telas de Darci já percorreram salas de exposições de cidades como Arroio Grande, Pelotas, Herval, Jaguarão e Porto Alegre. O artista voltará a expor em Pelotas, a partir desta segunda-feira, por meio do projeto As Cores do Invisível.

Cores do invisível
As Cores do Invisível, que tem aporte do Edital de Eventos 2018 da prefeitura de Pelotas, estará no Mercado Central até o dia 1º de dezembro, depois seguirá para o Sétimo Distrito, no Museu Grupelli, de 8 a 22 daquele mês. Também integram este projeto os artistas Paulo Corrêa, Edilaine Dutra, Laura Barbosa, Jonas Fernando e Valdir Ferreira, que juntos constituem o coletivo de Artistas Plásticos Negros (as) do Sul.
Os artistas deste coletivo atuam com o tema da cultura negra afro-brasileira. Há mais de uma década mostram, por meio da arte, não só a desigualdade, mas a presença negra no Estado, sua história, beleza e valor.

Por Ana Cláudia Dias
Diário Popular
Link: https://www.diariopopular.com.br/cultura-entretenimento/revolucao-farroupilha-inspira-serie-135500/
Foto: A despedida de Anita e Giuseppe Garibaldi (Divulgação – DP)