[SUL] Canguçu registra a menor temperatura do Brasil nesta sexta (19/07/2013).

Uma frente fria entre o Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo provoca nebulosidade, chuva e trovoadas na manhã de sexta-feira (19). Até as 7h, os maiores acumulados foram registrados em Cidade Gaúcha-PR com 26mm, Itaquiraí-MS com 24mm e São Miguel do Oeste-SC, Xanxerê-SC e Ivaí-PR com cerca de 20mm.

No interior e sul do Rio Grande do Sul, uma intensa massa de ar polar avança e derruba as temperaturas. A cidade de Canguçu registrou o menor valor nesta sexta-feira com mínima de 0,3°C, mas por conta dos ventos a sensação térmica chegou a apenas -6,5ºC. Em Caçapava do Sul os termômetros marcaram 1°C com sensação de -6ºC, em Bagé 1,5ºC com sensação de -6ºC e Quaraí com 1,9ºC e sensação de -2ºC.

Quase todas as estações do Inmet do Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo dos 10ºC, com exceção de Frederico Westphalen que registrou 10,7ºC.

Previsão
De acordo com os meteorologistas da Somar, a frente fria fica praticamente estacionada no Sul do Brasil e deixa o tempo instável entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nos próximos dias.

Além da chuva, com acumulados acima dos 130mm entre o Paraná e São Paulo, há o potencial para queda de granizo em alguns pontos e ventos fortes, com rajadas de até 90km/h.

Frio
A mais intensa massa de ar polar dos últimos anos avança pelo Brasil partir do fim de semana e os termômetros despencam. No domingo, a máxima não deverá passar dos 9°C no sul do Rio Grande do Sul e na próxima semana esperam-se mínimas entre -6°C e -3°C na Serra Geral, Planalto de Santa Catarina e Planalto do Paraná e abaixo de -10°C em Urupema-SC e Bom Jardim da Serra-SC. E esse ar frio, combinado com áreas de instabilidade, pode provocar queda de neve a partir do fim de semana.

Fonte: Somar Meteorologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *