[SUL] Rio Grande do Sul pode ter neve nesta segunda-feira (22).

Foto: Ricardo Duarte / Agencia rbs
Foto: Ricardo Duarte / Agencia rbs

Um modelo meteorológico atualizado empurrou a previsão de neve no Estado para a manhã de segunda-feira, mas não diminuiu a força com que ela deve vir. Moradores de cidades onde a aparição do fenômeno é rara e já ultrapassa uma década podem voltar a olhar para o céu e ver cair, talvez pela primeira vez na vida, flocos brancos de gelo.

Na noite desta sexta-feira, a meteorologia apostava na chegada da neve para a manhã e tarde de segunda-feira. Os alvos serão as já tradicionais regiões com frio intenso: Campos de Cima da Serra e Serra. Desta vez, no entanto, Planalto e municípios que fazem divisa com Santa Catarina, como Erechim, Iraí e Frederico Westphalen, também podem ter neve.

Também há previsão, ainda que mais tímida, para cidades como Cruz Alta, no Noroeste, Santa Maria, no Centro, e Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Nestes locais só deve nevar em pontos altos e isolados.

Enquanto flocos brancos de gelo devem se acumular nestas regiões, Porto Alegre e toda faixa leste do Estado pode ter chuva congelada, fenômeno semelhante ao granizo. O meteorologista Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia, explica que o frio vai ficando mais intenso no fim de semana, anunciando a possibilidade da tão esperada neve cair.

— Temos, a partir de sábado, a formação de uma nova área de baixa pressão junto com uma nova frente fria. Atrás, vem uma intensa massa de ar polar, a maior do ano. Chuva e bastante frio possibilitam a neve — explica Verardo.

A chuva pode retornar ao Estado neste sábado, principalmente na Capital e na faixa norte. No domingo, o tempo volta a ficar firme e vem acompanhado do declínio acentuado das temperaturas.

Na segunda-feira, além da possibilidade de chuva congelada, os porto-alegrenses podem presenciar a sensação térmica de temperaturas negativas. A mudança é ocasionada por causa do vento minuano, que traz o ar gelado do Chile e da Argentina.

Destaque ZH

Nesta sexta-feira, Porto Alegre teve a temperatura máxima mais baixa do ano. O termômetro não passou dos 12,3°C. Na próxima segunda-feira, a mínima de 5,2°C, registrada em 17 de maio e considerada até então a mais baixa do ano deve ser desbancada. Os modelos meteorológicos apontam que a temperatura pode chegar aos 3°C.

Previsão para os próximos dias:

Sábado

Sol entre nuvens durante o dia na maior parte das regiões. Áreas de instabilidade que passam pelo Estado podem trazer chuva para a metade Norte. Os maiores acumulados serão na Serra, mas não devem passar de 10 mm. Em Gramado, mínima de 4°C e máxima de 15°C.

Domingo

Chega ao Estado a massa de ar polar mais intensa do ano, que derruba as temperaturas. As áreas com nebulosidade diminuem. Mínima de 5°C e máxima de 10°C em Santa Maria.

Segunda-feira

Possibilidade de neve e temperaturas bastante baixas. Em Passo Fundo, mínima de 1°C e máxima de 8°C.

Terça

Condição de neve segue na divisa com Santa Catarina e de chuva congela em Santa Maria. Tempo aberto só na fronteira com a Argentina. Em São José dos Ausentes, mínima de -3°C e máxima de 7°C.

Cidades onde deve nevar na segunda-feira:

Bento Gonçalves

Bom Jesus

Cambará

Canela

Caxias do Sul

Erechim

Frederico Westphalen

Gramado

Lagoa Vermelha

Passo Fundo

São Francisco de Paula

São José dos Ausentes

Soledade

Vacaria

A diferença entre os fenômenos:

Neve: precipitação de gelo em forma de flocos

Chuva congelada: semelhante ao granizo, mas sem proporção para causar estragos

Graupel: são pequenos grãos de neve parecidos com bolinhas de sagu.

Fonte: ZERO HORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *