Todas as atividades carnavalescas são suspensas em Pelotas

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16), a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), em conjunto com a Associação de Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, de todas as atividades carnavalescas em Pelotas. A medida visa à prevenção em relação ao coronavírus e foi motivada pelas decisões em relação a eventos populares no País e no Estado.

Secretaria de Cultura e Assecap concordam que a situação requer prevenção. Reunião foi determinação da prefeita Paula – Foto: Michel Corvello

O encontro contou com a presença do secretário de Cultura, Giorgio Ronna; do diretor de Manifestações Populares do órgão municipal, Paulo Pedrozo; da gerente do mesmo departamento, Helenira Brasil Dias; e de membros da diretoria da Assecap. A decisão não se restringe à suspensão da festa popular fora de época, marcada para os dias 27,28 e 29 deste mês, na passarela do samba, mas abrange ensaios outras iniciativas que promovam aglomerações de público em razão do carnaval.

“Embora só haja casos suspeitos em Pelotas, não podemos andar na contramão da realidade e da linha de outras localidades do mundo e do País. Trata-se de saúde pública. Estamos seguindo orientação da prefeita Paula Mascarenhas, que solicitou nossa reunião com urgência”, salienta o secretário Ronna.

Nos próximos dias, a Associação e a empresa Bah, produtora do carnaval pelotense neste ano, estarão em audiência a fim de debater e definir o procedimento a ser adotado em relação ao público que já adquiriu ingressos à folia na passarela.

Por Tânia Magalhães