[HER] Vice-prefeito e secretário participam de reunião do programa Água para Todos.

Bebeto na SDRPara tratar sobre o programa do Governo Federal denominado Água para Todos, no último dia 18, o vice-prefeito Luiz Alberto Perdomo – Bebeto, em companhia do secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Toninho Veleda, estiveram em Porto Alegre, juntamente com prefeitos, vice-prefeitos, secretários e lideranças de cerca de 40 municípios gaúchos.
O encontro foi agendado pelo deputado Federal Dionilso Marcon (PT), que oportunizou a reunião das autoridades municipais com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, para tratar da continuidade do programa Água Para Todos.

O referido projeto atenderá 117 comunidades, entre assentamentos, quilombolas, indígenas e pequenos agricultores gaúchos. O Governo Federal investiu R$ 38 milhões no programa Água Para Todos, desse total, mais de R$ 14 milhões já foram pagos, faltando o restante do repasse.

De acordo com o deputado Marcon, mais de 10 municípios da região Sul já decretaram situação de emergência devido às secas que assolam a região nos últimos meses, e por isso a importância da continuidade do projeto. “Nosso meio rural está sofrendo com falta de água, que é primordial no meio rural. Sem água as pessoas não conseguem sobreviver no campo,” afirmou o parlamentar.

Em Herval, o programa contempla os assentamentos Nova Herval, Santa Rita de Cássia (XV de Outubro) e Bamburral. De acordo com informações repassadas durante a reunião, o município está entre aqueles que o investimento se encontra mais adiantado, uma vez que as obras já tiveram início em dois assentamentos.
Na oportunidade, o vice-prefeito Luiz Alberto, além de cobrar a continuidade da execução dos projetos, reiterou o pedido já encaminhado no início desse ano, solicitando que a SDR faça a gestão desse investimento e adote as medidas necessárias para qualificar os sistemas já existentes nos assentamentos. “Queremos a instalação das redes de energia elétrica junto aos poços artesianos, a construção de rede de água, entre o poço e o chafariz, no assentamento Nova Herval, além da substituição das caixas d’água anteriormente instaladas nos assentamentos XV de Outubro e Nova Herval”, reivindicou Bebeto.

Audiência no Ministério da Integração Nacional – Em função da reunião realizada em Porto Alegre e atendendo a solicitação das lideranças e autoridades dos municípios que estiveram na capital, dois dias depois, Marcon reuniu-se com o secretário de Segurança Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo Garcia e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do RS, Tarcísio Minetto, para tratar da liberação do restante do valor previsto no convênio.

Na ocasião, Garcia garantiu a continuidade do programa, que, segundo ele, também dependerá de informações técnicas que devem ser enviadas pelo Governo do Estado.

Texto: assessoria de imprensa do deputado Marcon com complementos de Toninho Veleda e revisão de Nívea Bilhalva de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *