VÍDEO – Cassação do Prefeito eleito de Arroio Grande é notícia no Jornal do Almoço (RBS TV).

24809428094238423A pouco mais de um mês da posse dos prefeitos eleitos em outubro, moradores de Arroio Grande, na Região Sul do Rio Grande do Sul, ainda não sabem quem vai assumir o cargo na cidade. O motivo é a cassação da chapa vencedora, composta pelo prefeito reeleito Luis Henrique Pereira da Silva (PP) e o vice Ivan Antônio Guevara Lopes.

Áudios e vídeos anexados à deúncia são analisados pela Justiça (confira o conteúdo abaixo). [CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO DA MATÉRIA]

Também foi deferido o pedido de cassação do registro do candidato a vereador Sidiney Jesus Mattos Bretanha (PSB), declarando, ainda, a sua inelegibilidade e a do prefeito eleito pelo período de oito anos, a contar do pleito de 2016, por abuso de poder político e econômico.

Conforme denúncia do MP, com a ajuda do vereador, o prefeito tentou comprar a troca de partido de outro candidato a vereador, Deivi Oliveira (DEM). A ideia era que o político entrasse para a chapa deles.

A Justiça Eleitoral informou que aguarda a chegada dos recursos. Se a decisão da cassação for confirmada nas próximas instâncias, novas eleições para prefeito devem acontecer no município.

O prefeito Henrique da Silva disse que vai recorrer da decisão. A reportagem não conseguiu contato com o vereador Sidney Bretanha. Já o candidato a vereador Deivi Oliveira disse que essa não foi a primeira vez que isso aconteceu, e que fez a gravação com o auxílio da Polícia Federal para denunciar o caso.

Desde a semana passada, a população da cidade tem realizado protestos em frente ao fórum.

Em áudio gravado pelo próprio candidato a vereador que se disse coagido, Bretanha oferece um tatame para a academia que ele trabalha.

“A gente gostaria de te ter na nossa campanha, né? A princípio, a possibilidade de tu não ser mais candidato lá, né? Abrir mão da candidatura e apoiar o Henrique e a mim, né. O Tatame até consegui tirar pela prefeitura, pelo fundo de esporte”, diz ele na gravação.

Bretanha também se oferece para pagar a pensão alimentícia do filho do candidato, se ele trocar de partido. “O que tu paga de pensão aí?”, pergunta. “Ah, eu pago 260 [reais]”, responde. “260 [reais]? Eu consigo te segurar aí, uns dois meses eu consigo te ajudar, não sei”, conclui o vereador eleito.

No mesmo áudio, o prefeito reeleito reforça os benefícios. “Pode ter certeza que, se tu ficar conosco, tu vai ter o nosso retorno. O teu retorno seria na tua necessidade, na tua necessidade, na hora que tu precisar”, diz.

Antes de saber que havia sido cassado, o prefeito reeleito – que continua à frente da prefeitura até o fim do atual mandato – falou sobre as denúncias.

“Eu tenho consciência, junto com doutor Ivan, somos ficha limpa, sim! Somos gente de receio, respeito, sim”, afirmou.

Outras acusações contra Henrique da Silva e Sidnei Bretanha são analisadas pela Justiça. Um vídeo anexado à denúncia, mostra moradores de Arroio Grande recebendo cestas básicas uma semana antes das eleições. Uma mulher que aparece na entrega dos alimentos diz de quem é o “presente”.

“É do Sidnei [Bretanha, vereador eleito]”, diz ela. “Não é do Henrique [da Silva, prefeito reeleito]?”, questiona um homem. “É, também”, responde outra pessoa.

Para ganhar o benefício, porém, o eleitor tem de se comprometer com o voto. “Vocês tão dando rancho assim pra quem quiser? Como é que é?”, pergunta uma pessoa. “Não. Só pra quem vota”, responde um cabo eleitoral.

A doação de materiais de construção durante o período eleitoral também está em julgamento. Uma moradora diz ter recebido tijolos, sacos de cimento e vigas para a construção da casa, um mês antes da eleição.

Fonte: G1

CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *