BNDES recebe reivindicações de financiamentos ao setor do Carvão Mineral.

Nesta quinta-feira, 23, o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho recebeu as lideranças do carvão mineral representadas pela Frente Parlamentar do Carvão Mineral, presidida pelo deputado Afonso Hamm e Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), liderada por Fernando Zancan. Também estavam presentes representantes do setor industrial e os deputados federais Edinho Bez, Ronaldo Zulke e Ronaldo Benedet.

Na pauta, a solicitação para um tratamento isonômico de taxas, juros, prazos de financiamento para os empreendimentos a carvão em iguais condições às demais matrizes de geração de energia elétrica. “Queremos potencializar a geração de energia térmica com utilização do carvão, viabilizando melhores condições das usinas já para o leilão A-5, que será realizado em 29 de agosto”, salienta Hamm ao destacar a importância de desenvolver a política industrial para o carvão mineral e garantir a produção de energia.

Zancan comenta que o prazo de financiamento reivindicado é igual ao dos contratos de venda de energia garantido nas condições do leilão, ou seja, por 25 anos, permitindo com isto a redução da tarifa ao consumidor final.

Hamm destaca que a reunião foi exitosa e teve a sinalização positiva do BNDES pela importância do tema. “Esses projetos além de garantir a segurança energética do país têm uma visão de desenvolvimento econômico e social, especialmente para regiões deprimidas da Metade Sul e Carbonífera no Rio Grande do Sul e para a região de Criciúma em Santa Catarina, que são os principais polos de carvão mineral”, detalha o deputado ao acrescentar que o setor está vencendo o preconceito ambiental devido às novas tecnologias utilizadas com baixo impacto ambiental.

Na oportunidade, o presidente do BNDES designou uma equipe do banco para realizar avaliações técnicas e tratar das reivindicações do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *