[JAG] Fotos – Rio Jaguarão já subiu quatro metros. Chuva na cidade ultrapassou os 250mm.

A chuva que começou na sexta-feira na região Sul do Estado tem provocado alagamentos em diversos municípios. Chuí, Santa Vitória do Palmar e Jaguarão configuram como os casos mais graves. Segundo a MetSul Metereologia, Santa Vitória do Palmar registrou 138 milímetros em 48 horas.

No Chuí, a chuva começou a cair no fim da tarde de sexta-feira e não parou mais, atingindo 164,8 mílimetros até a tarde deste domingo (15). O vento forte acompanha o alto volume de água. Segundo informações da Brigada Militar, as ruas estão alagadas e não há desabrigados.

Em Jaguarão, a situação é mais crítica. A precipitação supera a impressionante marca de 253,4 milímetros. O rio Jaguarão subiu quatro metros, saindo do leito e avançando em direção à zona de free shops. Alguns proprietários estão protegendo as mercadorias caso a água comece a entrar nas lojas. A Defesa Civil do município informou que seis famílias, em torno de 25 pessoas, foram removidas para o Ginásio Integração e o antigo posto da vila Vencato. A ação de auxílio aos desabrigados deve continuar durante as próximas horas em parceria com o Exército. Cerca de 40 profissionais trabalham na remoção da população para os abrigos.

A MetSul informa que a chuva avança pelo Rio Grande do Sul até segunda-feira, mas na maioria das regiões gaúchas não terá volumes tão extremos como no Uruguai e a região da fronteira.

País vizinho
Departamentos do centro e do norte do Uruguai tiveram nas últimas horas grandes acúmulos de chuva. Os maiores volumes até às 9h de sábado foram nas estações das cidades de Treinta y Tres (103 mm), Melo (88 mm), Paso de los Toros (77 mm) e Salto (69 mm).  A tendência é seguir chovendo muito nos departamentos de Artigas, Salto, Rivera, Paysandu, Tacuarembó, parte de Durazno, Cerro Largo, Treinta y Tres e Rocha. Nestes departamentos há o potencial de mais 100 mm a 150 mm neste fim de semana em alguns pontos.

Com informações do Diário Popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *