[PEL] Só Pra Contrariar abre os grandes shows da Fenadoce.

Com pai baterista e mãe vocalista, Alexandre Pires teve seu destino traçado no nascimento: seria levado pelos caminho da música. Ponto de partida? A cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. O fim da trilha? Não está à vista. O músico e cantor marcou o boom do pagode nos anos 1990 – mérito também de seu irmão, Fernando, e de seus primos e amigos, que juntos formaram o grupo Só Pra Contrariar (SPC). Após curtir 11 anos de carreira solo, Alexandre volta às origens para uma turnê comemorativa aos 25 anos da banda, que chega a Pelotas no sábado (1º), às 23h, dentro da programação da 21ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce).

E de uma reunião surgida “só pra contrariar” quem acreditava que só se faziam bons sambas no Rio de Janeiro, o grupo hoje é recordista em vendas de discos no país, conforme apuração da Associação Brasileira dos Produtores de Discos. Os dez álbuns de estúdio mais as três gravações ao vivo somam mais de oito milhões de cópias comercializadas.

Febre nas rádios nos anos 90, muitos dos hits do Só Pra Contrariar continuam reverberando nas rodas de samba de todo o Brasil. Tanto faz se românticos, como Que se chama amor,ou divertidos, como A barata. Ainda há outras dezenas de canções que mesmo depois de anos seguem na boca do povo: Domingo, Essa tal liberdade e Você vai voltar pra mim.

O êxito do grupo quebrou todos os recordes com o disco Depois do prazer, produzido por Alexandre Pires em parceria com Romeu Giosa, em 1997. A fama de músicas comoa que intitula o disco, além de Mineirinho, rendeu aos meninos de Uberlândia o World Music Awards, prêmio concedido aos maiores sucessos musicais do mundo. Foram mais de 3,5 milhões de álbuns vendidos. A conquista levou o SPC a gravar um álbum em espanhol e, na sequência, produzir mais um disco, em 1999, cujos principais sucessos foram Interfone e Sai da minha aba.

Um apanhado dos grandes sucessos do grupo somado a regravações de outros intérpretes compôs o repertório do primeiro DVD do SPC. O trabalho contou ainda com as vozes de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fábio Jr e Leonardo. O álbum, gravado em abril 2001, seria o último registro do time com Alexandre Pires nos vocais. Fernando Pires assume a frente e o SPC lança mais quatro discos – o último, ao vivo, em 2010.

Eis que chega, em 2013, a hora da realização de um sonho antigo de Alexandre e já conhecido do público: uma turnê com o Só Pra Contrariar que deve durar, no mínimo, dois anos. Motivado pela data, ano em que o grupo completa 25 anos de carreira, o cantor decidiu reunir os sete “garotos” de Uberlândia para uma comemoração. Alexandre Pires (voz), Fernando Pires (bateria e voz), Serginho Sales (teclados), Luisinho Vital (contrabaixo), Hamilton Faria (saxofone), Alexandre Popó (surdo), Luiz Fernando (pandeiro) e Juliano Pires (percussão) estão juntos novamente. Canções consagradas pelo público e músicas inéditas irão compor o show.

Serviço
O quê: Show do Só Pra Contrariar – 25 Anos
Quando: sábado (1º), às 23h
Onde: Centro de Eventos Fenadoce
Ingressos: de R$ 30,00 a R$ 140,00, à venda nas Farmácias Mais Econômicas da região, lojas Obino (Pelotas), Ponto Kente (Rio Grande) ou pelo site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *