[PEL] Vem aí o Shopping Pelotas.

Foto: Diário Popular
Foto: Diário Popular

Desde a entrega dos capacetes aos locatários das lojas, no dia 20 de junho, o Shopping Pelotas ganhou outro ritmo de obras, atualmente, com a presença de 600 trabalhadores, divididos nos três turnos. Principalmente as lojas-âncoras mantêm o turno extra, já que são as obras de maior porte, por terem mais metros quadrados de área. Segundo o engenheiro responsável pelas obras do Shopping Pelotas, Thiago Sá, da Pacto Engenharia, 95% das obras estão prontas, com a alvenaria do prédio de mais de 35 mil metros quadrados concluída. A etapa atual é de acabamento interno, o que inclui o trabalho nas lojas, e de formatação externa dos acessos e do estacionamento.

Apenas uma das cinco lojas-âncoras ainda não está em obras. Com a desistência do Magazine Luiza, que seria a âncora de eletrodomésticos e eletroeletrônicos do local, o Ponto Frio assumirá a operação neste segmento dentro do Shopping Pelotas. O Magazine Luiza adiou, conforme explicou o diretor da ADShopping, Mário Almeida, seus investimentos em novas lojas durante este ano de 2013. A ADShopping é a empresa responsável pela administração do Shopping Pelotas. Lojas Renner está com as obras mais avançadas. O mezanino está pronto, assim como as instalações elétricas e hidráulicas, de informática e segurança, como os spinglers para o caso de incêndio. Na Riachuelo, nas Americanas e na C&A, lojas com cerca de dois mil metros quadrados cada uma, as obras têm ritmo intenso.

O pedreiro de acabamentos Genílson Silva, paraense de Belém, está desde 11 de junho em Pelotas, trabalhando nas obras de uma dessas lojas-âncoras. Há dois anos neste ritmo de vida, mas há 17 na profissão, Silva acompanha agora a fase de pré-acabamento da área. “O friozinho é bom. A gente acostuma”, diz, de gorro embaixo do capacete e com uma jaqueta de lã, enfrentando uma temperatura de 17 graus no final da manhã pelotense. A cada três meses, Silva muda de obra, já que esse é o tempo que demora para que cada loja-âncora fique pronta. A empresa onde trabalha é especializada em contratos deste tipo. Para casa, onde permanece por um mês, o pedreiro vai no intervalo entre uma outra obra.

Nas lojas-satélites, grande parte delas franquias já estabelecidas no centro da cidade, o trabalho de preparação de cada uma para a inauguração da noite do dia 17 de setembro, com a presença de autoridades, investidores, empresários e convidados, está apenas no começo para a maioria. Responsável pelas obras na Vivara, joalheira que chega à cidade no Shopping Pelotas, a arquiteta Yanna Basílio, vinda de São Paulo, conferia detalhes em execução. Deve ser a primeira loja-satélite a ficar pronta, adiantou. A previsão de Yanna é que ela fique pronta no dia 18 de agosto – um mês antes da abertura para o público, marcada para as 10h de 18 de setembro.

A arquiteta viaja pelo país acompanhando a instalação das lojas com a grife Vivara no padrão B, que são as indicadas para shoppings do porte de Pelotas, conforme explicou. O Shopping Pelotas terá 172 lojas-satélites, com marcas como Chilli Bens, Arezzo, Authentical, Cacau Show, Imaginarium, Prawer, Colcci, O Boticário, Hering, Panvel e Pompéia. Um dos destaques é a presença da Livraria Vanguarda, que ocupará espaço privilegiado – em outros shoppings pelo país, a preferência neste ramo tem sido pelas marcas nacionais, ao contrário de Pelotas, onde foi valorizada um empresa local, reconhecida no mercado.

“A gente estava querendo um espaço maior para Pelotas e o shopping veio proporcionar isso”, disse a sócia-proprietária Elisabete Lovatel. Junto com o marido Gelso, a empresária prepara um espaço infantil dentro da Vanguarda do Shopping Pelotas, o que já é tradicional nas livrarias local e de Rio Grande. “É um público crescente, com muitos lançamentos para ele”, explicou Elisabete, que oferecerá literatura e obras técnicas e jurídicas. “Serão de 30 mil a 40 mil livros”, contou. Os sócios já preparam a loja, que futuramente deve ter uma cafeteria própria. “Estamos trabalhando para a data”, explicou Bete, referindo a abertura no dia 18 de setembro.

Acessos
Com mais de 1,1 mil vagas de estacionamento, o Shopping Pelotas terá acessos tanto pela avenida Ferreira Viana como pela São Francisco de Paula, com entradas e saídas identificadas para automóveis e para motocicletas e bicicletas. O trabalho atual é de pavimentação de todo o estacionamento e de delimitação e identificação dessas duas áreas, que não se comunicarão, assim como das vagas com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Na área que circunda o prédio, junto aos estacionamentos, que ficam prontos ainda em agosto, será feito o paisagismo, que tornará o empreendimento ainda mais atraente para os consumidores de toda a região.

Investidores conferem
Representantes dos três grupos investidores estiveram na quarta-feira em Pelotas, para a visita periódica de acompanhamento das obras no Shopping Pelotas. Anteriormente quinzenais, elas devem ser mais frequentes a partir de agora, diz o diretor da Phorbis Empreendimentos Imobiliários, Mathias Rodrigues, acompanhado pelo diretor da Real Empreendimentos, Luís Eduardo Santos, e pelo diretor da Bicar Consultores e Administradores, Ênio Nogueira, vindo do Rio de Janeiro. A Phorbis e a Real, ligada ao grupo Joaquim Oliveira S/A Participação (Josapar), têm suas sedes em Porto Alegre.

“Deu uma reagida boa, mas tem que acelerar mais”, avaliou Nogueira, conferindo as obras das duas docas que servirão para o abastecimento das lojas e de área para prestação de serviços ao empreendimento – da limpeza ao refeitório para os funcionários, que devem chegar a dois mil quando o Shopping Pelotas começar a funcionar e as lojas também. Explicou Almeida que o trabalho será ininterrupto no local, já que depois de fechado para o público, será a vez de fazer a limpeza do local, preparando-o para a reabertura do dia seguinte.

De segunda-feira a sábado, todo o Shopping Pelotas funcionará das 10h às 22h. Nos domingos e feriados, as lojas ficarão abertas das 14h às 20h, mas a praça da alimentação abrirá ao meio-dia, fechando às 22h. Nos cinemas, os horários serão diferenciados, com a primeira sessão a partir das 14h, adiantou Almeida. Para facilitar o acesso do público à Praça da Alimentação e aos cinemas, além das duas portas laterais junto ao estacionamento voltado para a avenida Ferreira Viana, uma central funcionará com o horário ampliado, explicou.

Duas demandas importantes
Quando se fala nos cinemas do Shopping Pelotas, aumenta a curiosidade do público. Também considerados âncoras do empreendimento, eles exigem um acabamento diferenciado, com pé direito mais alto e isolamento acústico total. Serão cinco salas que a Cineflix prepara para funcionar com projeção digital – três delas com tecnologia 3D. No total, serão mais de 1,2 mil lugares, dispostos em salas no formato stadium. A maior delas, considerada o carro-chefe, terá 470 lugares, com uma tela de 200 metros quadrados e projeção em high frame rate, sistema que capta e reproduz a imagem com o dobro do padrão atual. A programação será a dos grandes lançamentos da indústria cinematográfica.

Para o vendedor Ricardo Cunha, há dois meses na cidade, em Porto Alegre, onde morava, era um costume ir ao shopping para comer e ir ao cinema, do que sente falta em Pelotas. Seu colega Rafael Soares, que trabalhou em shopping de Taubaté, no interior de São Paulo, de onde veio em março deste ano, reconhece que as salas de cinema são uma atração tão forte quanto a praça da alimentação. “A praça da alimentação e o cinema movimentam o shopping. As pessoas passam pelos corredores e entram nas lojas. O movimento lá dependia deles”, contou. “Era um lugar certo para se encontrar”, lembrou.

Na área de restaurantes e fast-foods, a etapa é de finalização da colocação do piso em granito onde ficarão as mesas e cadeiras que serão ocupadas pelos clientes. Os trabalhos individuais de cada locatário começarão nesta próxima semana, explicou Almeida. Serão dois restaurantes e 14 operações de fast-food. Marcas como Aki na Praia, Chu, Bella Gulla, Burger King, SubWay, MacDonald´s, Giraffas ou Seu Boteko estão confirmadas e são esperadas por clientes como Kauê Mendonça, que reforçou a ideia de que pelotense gosta de novidade.

Agenda
17 de setembro – Solenidade de inauguração às 20h
18 de setembro – Abertura das portas para os clientes às 10h

Saiba mais
95% do prédio está pronto
600 pessoas trabalham no local
Quatro das cinco lojas-âncoras estão em obras
Área central da praça da alimentação está quase pronta
Salas de cinema são preparadas
Estacionamento está com a pavimentação adiantada

Fonte: Diário Popular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *