[RS] Aberta nessa segunda (13) a edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul.

Foto destaque

Com a presença de ex-atletas consagrados como Daiane dos Santos, Diogo Rincón, Cassiá Carpes e João Derly, além de atletas estudantes da rede estadual e de escolas públicas da Capital e do interior, foi aberta pelo secretário da Educação do Estado, Jose Clovis de Azevedo, a edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). O ato realizado no ginásio do Colégio Estadual Protásio Alves, em Porto Alegre, reuniu mais de 300 pessoas, entre estudantes, professores, equipes diretivas de escolas e de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de prefeituras municipais e autoridades municipais e estaduais.

O secretário Azevedo enfatizou que a função principal dos jogos é contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, numa oportunidade de qualificação da ação pedagógica que transcende a dimensão competitiva. Neste ano, a Seduc investirá aproximadamente R$ 5 milhões para a realização dos jogos, que são disputados em quatro fases.

Orientação

Durante o lançamento foi feita uma demonstração da Orientação, que começa a ser disputada nos Jogos Escolares. De acordo com o professor Roberto Cunha, a nova modalidade estimula tanto a atividade física, quanto o aspecto intelectual. Em 2014, o mundial da modalidade será disputado no Rio Grande do Sul (em Porto Alegre, Gramado e São Francisco de Paula).

Os Jergs constituem o maior evento esportivo do Estado – mobiliza milhares de pessoas, nas quatro fases de competição (municipal, regional, inter-regional e final), alunos das redes municipal, estadual e federal. As disputas começam em maio, no âmbito dos municípios, e se estendem até a fase final, em novembro.

Os Jogos são promovidos pela Seduc e executados pelas CRÊS, com apoio de prefeituras e das respectivas comunidades escolares. São divididos em três categorias – mirim (nascidos em 2002 e 2003), infantil (nascidos em 1999, 2000 e 2001) e juvenil (nascidos em 1996, 1997, 1998), e nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, xadrez, orientação (esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola). A categoria mirim inclui atividades lúdicas e recreativas.

Texto e foto: Patrícia Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *